Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Conheça o novo curso online Mentalidade de Sucesso

Autor: Rav Michael Laitman

Existem três razões para se ocultar o conhecimento Cabalístico:

* Não há necessidade de revelar
* É impossível revelar
* É segredo particular do Criador

Não há um só detalhe da Cabalá que não esteja relacionado às três proibições mencionadas acima, e nenhuma autorização para se revelar o conhecimento é aceita, a menos que elas sejam cumpridas.

1. Proibição “Não há necessidade de revelar”: permite revelar a sabedoria apenas se ela for para o bem da humanidade. A Cabalá afirma, “Quem acumula conhecimento traz pesar”. Se o conhecimento cai nas mãos de pessoas imorais e inescrupulosas, pode ser usado em detrimento da sociedade. Vemos os resultados de uma divulgação descontrolada do conhecimento em nossa vida conturbada, na ameaça de destruição, no terror. A razão para tal reside no fato de que a maioria das pessoas vive pelo princípio do “E daí?”. Essas pessoas despreocupadas, impensada e desnecessariamente difundem a sabedoria da Cabalá. Por isso, os Cabalistas aceitam apenas os alunos que possam guardar segredo e se abstêm de revelá-lo desnecessariamente.

2. Proibição “É impossível Revelar”: origina-se das limitações da linguagem, a qual é incapaz de transmitir as sutis noções espirituais que não conseguimos perceber. Como todas as tentativas verbais estão condenadas ao fracasso e levam à conclusões erradas, somente um Cabalista, que alcançou um alto nível espiritual e adquiriu uma qualidade especial de revelar a sabedoria superior de forma clara, pode fazê-lo.

Esta qualidade especial é descrita na obra do grande Cabalista Ari: “Saiba que as almas dos grandes Cabalistas são preenchidas com a Luz exterior (Circundante) ou com a Luz Interior (Enchimento)”. As almas preechidas com a luz Circundante têm o dom de explicar o conhecimento cabalístico, revestindo-o com palavras claras, de forma que quem for merecedor possa entendê-lo. A alma do grande Rashbi foi preenchida com a Luz Circundante; por isso, ele teve o poder de explicar coisas de tal forma que, quando falou diante da Grande Assembléia, apenas aqueles que mereciam o entenderam. Assim, só ele recebeu a permissão divina para escrever “O Livro do Zohar”, embora os Cabalistas que viveram antes dele tivessem mais conhecimento. Eles não tinham o seu dom de revestir noções espirituais em palavras.

Dessa forma, vemos que as condições para divulgar a sabedoria Cabalística não dependem da instrução do Cabalista, mas sim das qualidades de sua alma, da sua habilidade em expressar o imperceptível. Somente por causa deste dom é que ele recebe autorização para divulgar uma parte da sabedoria da Cabalá.

É por isso que não encontramos nenhuma obra fundamental na Cabalá composta antes do “O Livro do Zohar”. As que estão disponíveis contêm indícios vagos e inconsequentes. Após o Rashbi (século II d.C.), apenas ao Ari (século XVI d.C.) foi permitido divulgar a sabedoria da Cabalá. Embora os Cabalistas que viveram antes dele provavelmente soubessem muito mais do que ele, eles não receberam a permissão de revelar a sabedoria devido à razão mencionada acima. Então, eles se privaram de compor e imprimir qualquer coisa, com exceção de alguns comentários vagos. É por isso que a partir da época do Ari todos os Cabalistas autênticos pararam de usar outros livros e somente estudaram os trabalhos dele e “O Livro do Zohar”.

3. Proibição “É segredo particular do Criador”: consiste em que o conhecimento Cabalístico é apenas revelado àqueles que, de forma abnegada, dedicaram-se à idéia da semelhança com o Criador. Assim, os Cabalistas do passado sempre selecionaram apenas aqueles alunos que ambicionavam aprender de todo coração, a fim de atingir a equivalência de forma com o Criador. Visto que todos os outros foram rejeitados e, posteriormente, a Cabalá foi escondida do público, muitos impostores se passaram por Cabalistas e lucraram com adivinhação, fazendo amuletos, "salvando" as pessoas do mau olhado e vendendo muitos outros "milagres" seduzindo tolos. Até hoje há dezenas destes "Cabalistas" e clientes de seus objetos "divinos", pulseiras vermelhas, água sagrada, etc.

Originalmente, a Cabalá foi ocultada por esta simples razão; assim, os verdadeiros Cabalistas se comprometeram a submeter seus discípulos a testes muito rigorosos. Isso explica porque apenas poucas pessoas em cada geração receberam autorização para estudar a sabedoria da Cabalá, e revelar uma parte dela sob a condição de que as três proibições mencionadas anteriormente fossem revogadas.

Na realidade, somente se "um ponto no coração do homem" desperta, este poderá aspirar a atingir as propriedades do Mundo Superior e a semelhança com o Criador. Apenas tais as pessoas estão autorizadas a ensinar Cabalá. O restante está apenas ávido por aprender "ações mágicas para controlar o destino e manipular outros". Certamente, tudo o que eles produzem é um efeito psicológico, que, às vezes, pode realmente "produzir maravilhas". No entanto, não devemos confundir isso com as forças e propriedades Superiores. Por isso existem até hoje dois tipos de sabedoria: "a Cabalá para os consumidores" e "a ciência da Cabalá". A primeira serve para o benefício dos vendedores de amuletos; a segunda é para aqueles que verdadeiramente aspiram a descobrir o espiritual.

Não se deve pensar que estas três proibições impostas à divulgação do conhecimento Cabalístico dividam a Cabalá em três partes. Não, cada parte, palavra, noção, e definição estão incluídas nestas três interdições.

No entanto, surge uma questão: se esta ciência foi tão minuciosamente ocultada, como é que surgiram estas composições Cabalísticas? O fato é que as duas primeiras proibições diferem da terceira. A última proibição é a mais rigorosa, enquanto que as duas primeiras estão sujeitas às mudanças. Com o desenvolvimento da sociedade, a proibição “Não há necessidade de revelar" se transforma no comando "É preciso revelar", como nos casos do Ari, Rashbi e, em menor grau, de outros Cabalistas. Da mesma forma, na nossa época a proibição "Não há necessidade de revelar" transforma-se em “É preciso revelar”. É por isso que a Cabalá é agora revelada para toda a humanidade.


Tradução de: Conditions of Revealing the Kabbalistic Knowledge
Leitura Complementar: A Linguagem dos Cabalistas

Postagens mais visitadas deste blog

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada