Shamati - 2. A Divindade em Exílio

Traduzido de: Shamati - 2. Divinity in Exile
Autor: Baal HaSulam


O Zohar Sagrado diz: "Ele é Shochen (Morador) e Ela é Shechina (Divindade)". Devemos interpretar essas palavras desta forma: é sabido, com respeito à Luz Superior, que ela não muda, como está escrito, "Eu, o Senhor, não mudo". Todos os nomes e denominações dizem respeito somente aos Kelim (vasos), que representam o desejo de receber incluído em Malchut - a raiz da criação. De lá, ele desce até este mundo, para as criaturas.

Todos esses discernimentos, começando com Malchut, que é a raiz da criação dos mundos, e passando pelas criaturas, é chamado Shechina. O Tikkun (correção) geral ocorrerá quando a Luz Superior brilhar nelas em perfeição absoluta.

A Luz que brilha nos Kelim é chamada Shochen, e os Kelim geralmente são chamados Shechina. Em outras palavras, a Luz mora dentro da Shechina. Isto significa que a Luz é chamada Shochen, porque mora dentro dos Kelim, ou seja, o conjunto dos Kelim é chamado Shechina.

Antes da Luz brilhar neles em perfeição absoluta, nós chamamos esse tempo de "Um Tempo de Correção". Isto significa que fazemos correções, de modo que a Luz brilhe neles em perfeição. Até lá, esse estado é chamado "Divindade em Exílio".

Isso significa que ainda não há perfeição nos Mundos Superiores. Abaixo, nesse mundo, deve haver um estado onde a Luz Superior está dentro do desejo de receber. Este Tikkun é considerado “receber para dar”.

Entretanto, o desejo de receber é preenchido com coisas desprezíveis e tolas, que não têm lugar onde a glória dos Céus pode ser revelada. Isto significa que, aonde o coração deveria ser um Tabernáculo para a Luz Divina, ele se torna um lugar de resíduos e sujeira. Em outras palavras, a falta de dignidade captura todo o coração.

Isto se chama "Divindade na poeira", o que significa que ela é rebaixada ao chão, e que todos detestam os assuntos da Santidade, e não há qualquer desejo de elevá-la da poeira. Ao invés disso, eles escolhem coisas desprezíveis, e isto traz tristeza à Shechina, quando a pessoa não faz um lugar no coração que se tornará um Tabernáculo para a Luz Divina.


Artigos relacionados:

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada