A Inteligência Ativa

Autor: Yehuda Ashlag


O que os Cabalistas disseram que cada pessoa é obrigada a compreender a raiz de sua alma significa que o propósito da criatura, o mais desejado e cheio de esperança, é ligar-se ao Criador, como no versículo “e ligar-se a Ele”; e os Sábios interpretam isto como ligar-se aos Seus Atributos, assim como Ele é compassivo, você também. ... E assim em diante. E a substância de Seus Atributos é conhecida como Sefirot, que sete Sefirot (Sua criação) estão agindo e dirigindo Seu mundo; pois Ele divide aos Sefirot, através de seus meios, a Sua influência e beneficência.

Porém, ainda é necessário entender porque isto é chamado “ligar-se” ao Criador, pois parece que isto é somente o estudo (das Esferas). E eu explicarei através de uma ilustração: nós observamos que todos os feitos realizados no mundo, a mente que o realizou adere e permanece no feito; de forma que numa mesa nós sentimos a cuidadosa habilidade do carpinteiro e o domínio de sua habilidade, se grande ou pequeno, pois no momento de seu trabalho, ele o avaliou com seu conhecimento e inteligência, de forma que uma pessoa que examina aquele feito e pensa sobre a mente escondida ali percebe sua ligação com a mente que o fez, ou seja, eles são, de fato, unidos.

Pois, na verdade, não há distância nem divisão entre entidades espirituais e mesmo que elas apareçam como corpos distintos, ainda assim a inteligência no interior delas não pode ser divida em partes, pois com que faca você vai cortar o espiritual de forma que ele permaneça dividido? Ao invés disso, a principal coisa que divide uma espiritualidade de outra é a diferença em atributos; os quais dividem-se em atributos louváveis e atributos desonrosos; também em combinações (de espiritualidades), pois uma inteligência que contempla astrologia não vai ligar-se (combinar-se) com uma que contempla ciências naturais, e até no mesmo campo da sabedoria existem várias combinações (de sabedoria), pois um tomará o lugar do seu companheiro por (ter adquirido) uma sabedoria (a mais), e somente através destes (diferentes atributos) as espiritualidades são divisíveis entre homens. No entanto, quando dois sábios pensam num campo da sabedoria no qual ambos são iguais em relação a essa sabedoria, então eles são, de fato, unidos, pois o que há para diferenciá-los?

Por conseqüência, quando alguém pensa sobre o desempenho de seu amigo e compreende a inteligência que ele exerceu nesse desempenho, então ambos estão igualmente envolvidos com um poder e inteligência; eles estão, agora, de fato, unidos como um homem que encontra o seu querido amigo no mercado e o abraça e beija, e afastá-los é impossível por causa da grande ligação entre eles.

Dessa forma, de maneira geral, o aspecto da Inteligência da qual falamos é o poder (e a inteligência) que se encontra entre o Criador e Suas criaturas, Ela é o intermediário (entre Criador e criatura), ou seja, Ele emanou uma centelha de Inteligência através da qual tudo retorna à Ele. E lembre-se do versículo: “Todos eles Vós fizeste com sabedoria”, ou seja, Ele criou o universo inteiro com Sua Sabedoria; e, daí então, aquele que merece compreender os modos pelos quais Ele criou o universo e sua ordem, certamente liga-se à Inteligência d’Ele que os originou, e assim liga-se ao Abençoado Criador.

E este é o segredo da Torá; ela é todos os Criadores do Criador que pertencem às (que podem ser compreendidos pelas) criaturas, e então a criatura compreende pelos seus meios a Inteligência que formou a tudo.
Pois o criador examinou a Torá no momento em que Ele criou o mundo, como é sabido que a Luz (Neshama) que compreende os meios da criação liga-se àquela Inteligência sempre, ligando-se, então, ao Criador.

E com isso nós entendemos porque o Criador nos mostrou a Ferramenta de Seu Ofício; nós precisamos criar mundos? Ao contrário disso, pelo que foi dito, está claro que o Criador nos mostrou Suas Ordens para que saibamos como ligar-nos à Ele, o que é a realização de “ligar-se aos Seus Atributos.”


Tradução de: The Acting Intelligence

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada