Por que estou procurando por algo espiritual?

Por que eu quero algo mais ou diferente do que o dia a dia oferece? Cabala reformula essa pergunta da seguinte maneira: Como o desejo pela força superior emerge?

A humanidade se desenvolveu através de muitas vidas; primeiro assemelhando-se a animais, com desejos somente por comida, família, sexo e abrigo; depois se desenvolveu através de estágios de riqueza, poder, honra e conhecimento.

No primeiro estágio de desenvolvimento, desejos por comida, família, sexo e abrigo são os únicos desejos de uma pessoa. Até mesmo um indivíduo totalmente isolado tem esses desejos e tenta realizá-los. Desejos condicionados pela influência da sociedade (desejos por riqueza, poder e honra) emergem no próximo estágio.

Em seguida, o desejo por conhecimento aparece. Ciências florescem a medida que buscamos descobrir de onde tudo vem e encontrar nossas raízes. Esse desejo por conhecimento, porém, ainda reside somente dentro da estrutura do nosso mundo.

Apenas no próximo estágio é que o humano começa a desejar conhecer a verdadeira fonte, a sua essência – o significado da vida. “De onde eu venho?” “Quem sou eu?” “O que sou eu?” Essas questões causam desconforto e inquietam a pessoa.

Seres humanos são naturalmente egoístas. Todos os nossos desejos são auto-motivados e suplicam por realização. Eles nos pressionam, literalmente controlando todos nossos passos. O apogeu do egoísmo no nosso mundo é o desejo de ser preenchido pelo conhecimento sobre algo acima de nós.

Qual é a fonte dos desejos e como eles aparecem? A fonte dos desejos é o sofrimento. A passagem de um tipo de desejo para outro somente acontece sob a influência do sofrimento. Se estou num estado estável, então me sinto num estado confortável e está tudo bem. Um novo desejo então surge, e sinto que está faltando algo. Agora eu quero experimentar algo novo, então eu começo a realizar esse desejo... e esse processo continua se repetindo. Em outras palavras, eu estou sempre correndo atrás de novos prazeres.

Nós nascemos nesse planeta, nós nascemos e morremos tentando satisfazer nossos inúmeros desejos. Somente após muitas vidas alcançamos o estado em que apenas um desejo sobra: o desejo de alcançar nossa fonte, o significado de nossas vidas. Uma vez que esse último e definitivo desejo aparece, todas as outras coisas parecem desnecessárias e sem sentido. A pessoa fica deprimida, sente-se vazia emocionalmente e espiritualmente, como se nada nesse mundo pudesse trazer felicidade. A vida parece inútil e parece que falta algo real... “Qual é o motivo da minha vida?” “Por que eu existo?” Essas são as questões que levam uma pessoa até a Cabala.


Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada