Encontrando o Criador Interior

Autor: Rav Michael Laitman
Traduzido de: Finding the Creator Within



As Condições do Desenvolvimento da Alma

O Homem não pode existir em nosso mundo material sem algum conhecimento básico sobre as leis da natureza, e do que é útil e nocivo para ele no mundo e nas pessoas que o rodeiam. Igualmente, a alma do homem não pode existir no mundo espiritual sem o conhecimento de sua natureza.

Três Períodos de Crescimento do Corpo

Nós distinguimos três períodos de crescimento pertencentes ao corpo:

1. O primeiro estado pequeno começa com o aparecimento do homem no mundo, quando ele é desprovido de qualquer conhecimento. Nesta condição, o conhecimento necessário para a existência é recebido do pai e da mãe, os quais sabiamente protegem seu filho.

2. O segundo estado pequeno é caracterizado pelo crescimento e recepção do conhecimento necessário, o qual proporciona ao homem a oportunidade de se manter longe do perigo e cuidar de si mesmo com a ajuda de seu pai e sua mãe.

3. O terceiro estado adulto é alcançado quando o conhecimento adquirido mune o homem com forças para uma existência independente.

O Crescimento da Alma

É a mesma coisa com a alma. O homem segue pelas encarnações até que ele toma conhecimento sobre a sabedoria da Cabala. Entretanto, a alma se desenvolve não pelo acúmulo de conhecimento, mas pela aquisição de novas propriedades altruísticas, as quais vêm com a aquisição de conhecimento sobre a natureza espiritual.

Dessa forma uma criança ganha forças de acordo com o conhecimento obtido. Se a força precede a aquisição de conhecimento, ela pode causar dano. Similarmente, se a alma não possuísse a sabedoria necessária, ela certamente prejudicaria a si mesma. Portanto, ela pode agir somente na medida do conhecimento adquirido.

Boas ações compõem a base do desenvolvimento da alma. Ambos os elementos – o conhecimento e as boas ações – dependem do estuda da Cabala e vêm ao mesmo tempo. Consequentemente, toda alma atinge todas as outras almas de Adão até a Correção final.

Corpo e Alma

O corpo é um desejo egoísta, cuja vida é uma sequência de estados bons e ruins. De acordo com a lei da natureza, estados ruins forçam estados bons. Para tornar as coisas piores, o homem algumas vezes acredita que as outras pessoas se sentem bem. Deste modo o corpo é constantemente “moído” entre as pedras do ruim e do mal.

Realização no Material e no Espiritual

Tudo o que acontece ao corpo é determinado por ele mesmo e sua natureza. A realidade material pode ser pesquisada sem a obtenção de sua origem.

Contudo, as relações entre o material e o spiritual determinam tudo o que ocorre com a alma. A realidade espiritual pode ser obtida somente de acordo com o conhecimento de sua origem, causas e efeitos. Desta forma, nós compreendemos a grandeza do Criador.

Obtenção das Propriedades Espirituais

A pessoal deve revelar dois aspectos do espiritual:

  • Ele não deve ser imaginário; e
  • Sua obtenção não deve deixar dúvida.

O termo “espiritual” indica que (como o ar) não tem nem limites nem forma. Contudo, assim como a realidade do ar é óbvia na percepção da pessoa, também o é a realidade espiritual.

A Necessidade de Alcançar o Criador

A mente deseja alcançar o Criador, porque esta aspiração está gravada em sua natureza. Esse desejo não é limitado pela realização do Criador; ele é manifesto a respeito de tudo o que está oculto. Ela aspira descobrir o mistério das encarnações, os segredos que estão no coração das pessoas, etc.

A realização dos seres criados é uma ação dirigida às pessoas que os cercam. Se somente um ser fosse criado no mundo, ele não teria aspiração a tal realização.

A realização do Criador é uma ação que a alma faz a respeito de si mesma. Sua estrutura, HaVaYaH, constitui o estado no qual ela percebe a si mesma como a criação. Tudo a dirige para o desejo no qual ela sente o Criador. A intensidade desta sensação determina a capacidade da alma.

A Realização do Criador

Como podemos perceber o Criador, se ele não tem forma material? Isto é possível somente em um novo desejo que desperta. Deste modo, nós podemos falar sobre o espiritual e suas leis.

A mente é definida pela sensação na análise de “verdadeiro e falso” da pessoa. Esta é a parte do Criador dada do alto. Ela não tem nada a ver com a imaginação e é exclusivamente determinada pelas sensações. Ela é chamada realidade, e transpira nas leis e modos de ação.

Esta lei é definida como a própria mente e sua imagem, e é uma parte do Criador. Por isso essa imagem é revelada na sensação de si mesma e na realidade da pessoa.

A imagem nesta lei é uma forma completa e constante de seu estado, o qual não pode desaparecer completamente ou parcialmente. É chamada necessária e essencial, sem quaisquer adições ou reduções.

Em outras palavras, se a revelação do Criador fosse uma lei compulsória, não haveria a necessidade da sabedoria da Cabala. Contudo, o Criador Se revela de acordo com Seu próprio desejo, e não compulsoriamente.

A Realização É Possível Somente com a Ajuda da Cabala

O Criador não requer modelos filosóficos como prova de Sua existência. Somente com a ajuda da sabedoria da Cabala a regência do Criador sobre as criaturas pode ser revelada.

O caráter positivo da realidade deve se originar da sensação do Criador. Ele é chamado uma realização absoluta, e traz a bondade e o amor do Criador; visto que a sabedoria escolástica seca nem eleva nem rebaixa uma pessoa.

O conhecimento perfeito é especial porque a evidência se transforma imediatamente em desejo.

A Essência da Percepção da Mente

Aqueles que são guiados pela mente do corpo físico não aspiram alcançar o Criador e são totalmente indiferentes ao conhecimento da humanidade. A mente, vestida em sua casca exterior, percebe somente a aparência externa – o corpo do homem e suas ações. Ele não acha que isso é insuficiente. Ele não fica incomodado com a falta de conhecimento sobre a mente e a forma espiritual das criaturas iguais a ele, uma vez que ele não sente obrigação de conhecer seu próximo melhor que ele mesmo.

Portanto, a pessoa que conhece bem as leis da natureza do mundo material dirá que conhece o Criador “face a face,” pois ele está mesclado a Ele na equivalência de forma e nos movimentos de sua mente.

A essência da mente consiste na união das criaturas espirituais. A vantagem do Homem sobre um animal jaz no fato de que ele tem um órgão capaz de unir todas as criaturas espirituais dentro de si mesmo. A vantagem de uma pessoa em relação a outra está na força de atração bem como nas propriedades dos seres criados. Um atrai criaturas mais importantes; outro, as menos importantes.

Diferença Entre Criatura Espiritual e Conduta Espiritual

· Criaturas constituem uma imagem gerada pela mente a qual permanece inalterada;

· A conduta depende do tempo, lugar, e da influência do ambiente.

Atrações Acumuladas na Mente do Homem

A preparação mencionada anteriormente, chamada ‘a mente humana’, é um extrato de todos os órgãos e propriedades de seu corpo físico. Ele é sobreposto nas primeiras atrações que foram impressas na mente humana.

Por exemplo, quando uma criança observa as formas da criação neste mundo, uma delas a compele a gravitar em direção à mente; outra a empurra em direção à riqueza, a terceira a atrai à coragem, etc.

Se a criança escolhe a importância do conhecimento, isso significa que ela atrai a boa criação a qual, mais tarde, irá levar à boa conduta. Se ela escolhe a riqueza, a criação que ela atrai é de um valor menor.

Num estágio posterior, um adulto renuncia a todas as coisas materiais e aspira ao espiritual, enquanto outro escolhe a sabedoria. Se a criança cultiva o valor do primeiro, ela atrai uma bela criação para sua mente.

Posteriormente, a pessoa define dois tipos de conhecimento – do Criador e das criaturas.

Ele checa se vale a pena receber uma recompensa ou não.

Quando todas as figuras são acumuladas, o material que elas formam é chamado de mente.

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada