O Propósito da Criação

Autor: Rav Michael Laitman


Nada foi criado sem um propósito pela Força Superior que nos governa. Indiscutivelmente, essa força tem uma meta para a criação disposta diante de nós. A realidade criada pela força governante superior é muito variada. Com toda esta variedade, a percepção inteligente é de especial importância. Essa percepção foi dada exclusivamente ao homem e lhe permite perceber o sofrimento dos outros a sua volta. Portanto, se a força governante superior tem uma meta para a criação, o seu alvo é o homem, e tudo foi criado para que ele alcance o seu destino, ou seja, que atinja o estado de perceber a força superior que o governa. Ele deveria percebê-la da mesma forma que percebe tudo a sua volta.

Como resultado de se aproximar da força superior e alcançar a equivalência a ela em relação aos atributos de doação e amor, um enorme prazer surge na pessoa. Esse prazer pode alcançar a formidável percepção do contato mútuo total com a força governante superior.

A criação como um todo é o desejo de receber, isto é, a origem feminina em relação ao Criador, O qual é a origem masculina ou o desejo de dar. A criação, por sua vez, também se divide nas partes masculina e feminina. Se a criação se torna equivalente à luz, e passa a ser semelhante a ela, é chamada parte masculina. Por outro lado, se ela permanecer sem a luz, e apenas recebê-la, então é chamada de parte feminina. Isto tudo do ponto de vista da correção da criação. Além da correção, também existe uma divisão natural, na qual a parte masculina são as primeiras nove Sefirot (Keter, Hochma, Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod), e a parte feminina é Malchut.

No nosso mundo tudo ocorre como resultado da divisão da alma de Adão em 600.000 almas. Estas partes diferem no seu grau de correção e devem desempenhar papéis masculinos ou femininos alternadamente. Ou seja, às vezes elas devem prosseguir pela linha direita (a parte masculina ou doadora), e às vezes pela linha esquerda (a parte feminina ou receptora). Todos os Nomes da Tora (Bíblia) são conquistas espirituais ao longo da escada da ascensão. No entanto, para se conquistar cada Nome, é necessário desempenhar alternadamente o papel masculino algumas vezes, e o papel feminino outras vezes, os quais simbolizam as linhas da direita e da esquerda. Por exemplo, existem ambos os lados masculino e feminino nos níveis do Faraó, de Moisés, de Israel e as nações do mundo, mas cada nome específico é alcançado apenas uma vez e num nível específico.

O homem e a mulher são as personificações das relações entre Zeir Anpin e Malchut do mundo de Atziluth. A essência e o nível de sua conexão dão um nome específico a cada nível. Os estados masculino e feminino são constantes em todos os 125 níveis.

O Kli (Vaso) comum é dividido em duas partes. Originalmente, uma dessas partes aspira avançar: é Galgalta-ve-Einaim. A outra parte não aspira avançar: esta é a AHP da alma comum. Além disso, AHP também é dividida em 70 partes, e todas essas partes são divididas em partes masculinas e femininas. O que ocorre é a divisão numa série de grupos e atributos variados. A divisão da alma comum nestas duas partes, masculino e feminino, é muito precisa.

A alma feminina, em contraste com a masculina, é uma alma que realiza a correção mais comum. Ao longo da nossa existência passamos por reencarnações (Gilgulim) e retornamos a esta vida muitas vezes. Toda vez que retornamos, escolhemos e acumulamos Reshimot ou experiências amargas desta vida. Todos os golpes que acumulamos nos tornam mais sensíveis a perceber o espiritual.

Na atual encarnação, nós atingimos um nível tal que já começamos a compreender a forma como deveríamos aspirar à dimensão espiritual. Este é o resultado de muitas dezenas e centenas de reencarnações. Existem dois tipos de correção: a correção comum e a correção particular. Durante o período da encarnação, quando estamos neste mundo, antes de atravessarmos a Machsom (o limite que separa o nosso mundo do espiritual) e deixarmos as percepções do nosso mundo, o tipo de corpo (masculino ou feminino) que nossa alma habita tem um significado.

Mais tarde, quando as almas atravessam a Machsom e começam a perceber o Mundo Superior, não importa quem é homem e quem é mulher. Seremos todos Cabalistas – a alma não tem sexo. Obviamente, existem diferenças entre as almas, mas elas não são baseadas unicamente no sexo. As diferenças se referem a que parte da alma comum pertence cada uma das almas.


Pergunta: Todos (nações e indivíduos) alcançarão o objetivo da criação? Ou será que existe uma distinção em função da raça, nacionalidade, sexo, idade, etc.?

O Criador criou tudo sob a forma da natureza mineral, vegetal, animal e humana. A natureza mineral é a mais inferior e a humana a mais elevada. Além disso, toda a natureza é dividida verticalmente (de cima para baixo) em dois gêneros.

O homem difere do resto da natureza, porque sua tarefa é alcançar o objetivo da criação de forma independente. As outras partes da natureza ascendem ao objetivo da criação, à eternidade e perfeição, junto com o homem. Ou seja, elas dependem do homem. No entanto, todos alcançarão o objetivo da criação. Entre as pessoas também existe uma divisão segundo níveis, assim como em partes exterior e interior. (Para mais detalhes, ver Introduction to the book of Zohar, em The Book of Zohar, por Rav Laitman)

As partes masculina e feminina da criação dividem o universo de cima para baixo e são correspondentemente paralelas e opostas uma da outra. Elas se complementam, mas nunca duplicam suas funções. No entanto, as mulheres geralmente reivindicam as funções do homem. Quais são as funções femininas na criação?

Antigamente, apenas homens escolhidos eram admitidos no estudo da Cabala. Atualmente, como os Cabalistas do passado disseram há muito tempo, e como o nosso grande rabino Yehuda Ashlag escreve, todos podem estudar Cabala; todos sem exceção. Obviamente, isto inclui as mulheres. A distinção é que as diferenças sexuais no nosso mundo vêm da diferença nas raízes espirituais. Por isso, o método de estudo e a aplicação do conhecimento cabalístico é diferente para homens e mulheres, e devem ser ensinados separadamente. Todas as nossas aulas são traduzidas na Internet e através do nosso sistema telefônico. A entrada é livre, bem como todos os nossos serviços. Uma mulher adentra a Cabala e o mundo superior da mesma forma que um homem.


Pergunta: Como pode existir o mundo se tudo muda constantemente?

O mundo continuará existindo da mesma forma que existe atualmente. Mesmo agora, cada um de nós, e o mundo como um todo, mudam suas opiniões, percepções, dúvidas e decisões. O mundo só avançará, desenvolvendo todos os seus estados intermediários mais rápidamente, alcançando o Objetivo.

Hoje em dia, uma pessoa muda de profissão várias vezes durante a sua vida. No futuro, o conceito de “profissão” deixará de existir. Aquilo que você aprendeu ontem não servirá mais hoje. Haverá uma grande renovação nas ciências e na tecnologia, de modo que sempre teremos de aprender coisas novas. Transformaremos facilmente uma coisa por outra. O conceito de "profissão” deixará de existir, como na expressão: "Eu terminei a universidade, isso significa que já estou numa determinada profissão". Não, essa noção desaparecerá, pois as transformações ocorrerão rapidamente.

Como as coisas funcionavam no passado? "Eu nasci na minha cidadezinha e vivi lá a vida toda". Hoje, vemos que tudo se desintegrou. A família se desintegrou, as pessoas se casam duas ou três vezes, criam os filhos em famílias diferentes ou numa terceira ou quarta família, mudam sua profissão, mudam de casa, e assim por diante. O mundo em geral está mudando! Não percebemos isso hoje?

Por que razão isso está ocorrendo? É o resultado do desenvolvimento do egoísmo, empurrando-nos para mudanças cada vez mais rápidas. Na realidade, isso é para melhor. Embora pareça que todas essas mudanças possam causar instabilidade no mundo, na realidade é o contrário. Elas nos farão perceber a razão da instabilidade mundial.

"Não vamos tão rápido, vamos mais devagar. Vamos acabar com os automóveis e trens. Vamos parar de nos deslocar e voltar ao século anterior – tudo era tão bom".

Observe os filmes do século passado, o século XX. Quão lento todos passeiam e pensam. Conseguimos assisti-los? Não temos nem sequer paciência para assistir esses filmes. Será que alguém consegue ler os romances daquela época? A nova geração consegue ler romances escritos há 200 anos? Não consegue. Os romances foram concebidos para pessoas completamente diferentes. Ao longo de toda a sua vida as pessoas vivenciavam o que uma pessoa hoje vivencia em dois dias. Para as pessoas de hoje, aquelas experiências são anedóticas.

Portanto, todas estas mudanças são compatíveis com o desenvolvimento do nosso egoísmo. Além disso, sem estas enormes mudanças, não seríamos capazes de perceber o nosso egoísmo atual. O egoísmo, de forma qualitativa, desenvolve-se numa pessoa muito mais rapidamente a cada instante. Ele se desenvolve nela conforme uma parábola. Por exemplo, 10 libras de egoísmo são adicionadas em mim a cada minuto. No século passado, 10 libras de egoísmo eram adicionadas em mim ao longo de um ano e, hoje, são adicionados ao longo de um dia. Neste caso, o que devo fazer? Eu preciso mudar a minha opinião 20 vezes ao longo de um dia, preciso mudar todas as minhas atividades e fazer outra coisa. Eu preciso fazer isso para compreender o egoísmo que cresce dentro de mim. Estas mudanças são provocadas em mim involuntariamente, quer queira quer não. Não estamos dizendo que eu estou me irritando de propósito, ou que eu faço qualquer coisa para que isso possa acontecer. Podemos ver como a própria natureza força toda a humanidade. A cada ano isso se tornará cada vez mais intenso, ou mais rápido.

Desta forma, a aceleração atual ocorre como se um ano fosse mil anos em relação ao passado. Como resultado, veremos um mundo completamente diferente em alguns anos. Não podemos olhar um ano como sendo o mesmo período de tempo que foi no século anterior ou no século antes desse. Atualmente, um ano é uma medida completamente diferente.

Não é correto dizer: "… até que a humanidade amadureça, até que algo aconteça com ela...". Não podemos nem mesmo supor o que acontecerá com ela em um ano. A vida supera todas as fantasias. Este é o ritmo.

Podemos ver quantas pessoas mudam sua profissão, sua família e sua residência. Vejam o que está acontecendo no mundo. As pessoas estão largando tudo para iniciar uma nova vida, como se nascessem de novo.

Por que está acontecendo isso? O desejo interior da pessoa muda tanto que ela não quer levar consigo nada de sua vida anterior. Ela se muda para um país totalmente diferente e inicia uma vida totalmente diferente.

Alguma vez, duzentos anos atrás, poderíamos pensar tal coisa de uma pessoa? Se tivéssemos nascidos numa cidadezinha, viveríamos nela. Se o seu pai fosse um ferreiro, então seríamos também, assim como em tudo. Hoje, uma pessoa não permanece a mesma nem em sua própria vida. E isso continuará a crescer. Desta forma, o mundo alcançará a existência correta mais rapidamente. Não podemos ter medo do desenvolvimento e de tudo aquilo que o desejo egoísta nos obriga a fazer. Deixe que ele nos obrigue a fazer algo, se isso nos fizer perceber o seu mal mais rapidamente.


Tradução de: The Purpose of Creation

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada