Devo Parar De Assistir Novelas?




Devo parar de assistir novelas se eu sei que isso desperdiça o meu tempo?

Uma pergunta que recebi: Por que é que quando estou em casa sozinho, eu não consigo me fazer abrir um livro de Cabala e ao invés disso eu gasto o meu tempo assistindo novelas na televisão? Mas quando eu vou à aula e estudo lá, eu não trocaria uma lição nem mesmo pelo melhor filme.

Minha resposta: Quando você deixa a sala de aula, você se encontra em meio à vida material, um estado inconsciente em relação ao estado espiritual. É a nossa vontade de receber brincando conosco e nos fazendo desperdiçar nossas vidas a fim de interferir com o nosso progresso espiritual.

Por outro lado, isso te ajuda mostrando como o seu tempo é desperdiçado, e como todos os prazeres que você recebe desaparecem sem deixar rastros. Você, então, compreende que apenas o ambiente pode te ajudar. Se as pessoas a sua volta pensarem em apoiar umas às outras, então você não será capaz de assistir novelas quando você estiver em casa, por causa da importância da espiritualidade que transmitem para você. Você sentirá que essa ação é uma queda, como se você voltasse a ser uma criança construindo uma casa com pequenos blocos.

Você não é culpado por gastar o seu tempo em frente à TV. O seu único erro é a falha em construir um ambiente à sua volta que te influencie para que você não possa desperdiçar o seu tempo sem um propósito.

Isto não significa, no entanto, que você tem que se obrigar a desligar a TV. A Cabala é contra esse tipo de coerção. A pessoa tem que trabalhar, estudar, e viver a vida justamente como uma pessoa comum. Você não deve tentar mudar nada em você à força, mas apenas através de receber do ambiente o sentido da importância da espiritualidade.

Não há coerção na espiritualidade! Você não pode amarrar suas mãos e pés e se considerar justo. Isto não é correção!

Você vai se corrigir apenas quando você mudar os seus desejos e se elevar acima dessa série de TV. A Luz tem que te corrigir, ao contrário de intimidações ou ameaças do fogo do inferno após a morte. A ciência da Cabala não é uma religião, e ela fala somente sobre correção. O único meio de fazê-la é aumentando a influência do ambiente sobre você. Este é o único livre arbítrio que você tem e uma condição necessária para o avanço espiritual.

Agora você pode ir assistir TV...

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada